A múmia viva Imhotep existiu realmente?





A saga

Para aqueles que assistiram a saga o Retorno da múmia, deve ter se perguntado, Imhotep realmente existiu ou foi apenas um mero personagem criado pela grande imaginação dos autores de filmes de Hollywood?

Na verdade Imhotep existiu realmente, mas sua história real se difere da apresentada no filme, tendo apenas alguns pontos em comum.

Assim como na trilogia, Imhotep foi uma pessoa de grande influência e importância no seu tempo, ele fora um polímata egípcio, que serviu a Djoser, rei da Terceira Dinastia, na função de vizir ou chanceler do faraó e sumo-sacerdote do deus-sol Rá, em Heliópolis. É considerado o primeiro arquiteto, engenheiro e médico da história antiga - embora dois outros médicos, Hesy-Ra e Merit-Ptah, tenham sido contemporâneos seus.

Diferente do filme onde Imhotep foi amaldiçoado, ele  foi um dos poucos mortais a serem ilustrados como parte de uma estátua de um faraó. Foi um de um grupo restrito de plebeus a quem foi concedido o status divino após a morte; o centro de seu culto era Mênfis. A partir do Primeiro Período Intermediário, Imhotep também passou a ser reverenciado como poeta e filósofo. Suas palavras eram mencionadas em poemas: "Eu ouvi as palavras de Imhotep e Hordedef, de cujos discursos os homens tanto falam".

A localização da sepultura de Imhotep, construída por ele próprio, foi escondida com absoluta cautela, e permanece desconhecida até os dias de hoje, apesar dos esforços para encontrá-la. O consenso acadêmico é de que ele estaria escondido em algum lugar de Sacara. A existência histórica de Imhotep é confirmada através de duas inscrições contemporâneas feitas na base, ou pedestal, de uma das estátuas de Djoser (Cairo), bem como um grafito na muralha que circunda a pirâmide não concluída de Sekhemkhet. A segunda inscrição sugere que Imhotep teria vivido por alguns anos depois da morte de Djoser, e ajudou na construção da pirâmide do rei Sekhemkhet, abandonada devido ao breve reinado deste soberano.

Imhotep é o antagonista da série de filmes A Múmia de 1932, no remake de 1999 e sua sequência "O Retorno da Múmia", nos quais obtém a reencarnação por meio de antigos rituais egípcios e, assim, desencadeia uma série de desventuras para os heróis da história.

É importante, porém, lembrar que a figura maligna e vingativa apresentada no filme, em relação à pessoa de Imhotep não é de modo algum real e não tem respaldo histórico.

Adaptado de e imagem wikipedia

Leia mais:
Buraco Negro gira quase a velocidade da luz
The Pirate Bay consegue asilo virtual na Córeia do Norte
Nova esperança para cura do mal de Parkinson








Share this article :
 

+ comentários + 3 comentários

Anônimo
26 de novembro de 2013 às 08:58

Só faltava ela sair por aí fazendo as barbaridades que fez nos filmes

Anônimo
8 de setembro de 2014 às 08:20

Aí séria complicado, um demônio materializado causaria um bafafa completo na Terra

28 de agosto de 2020 às 05:25

Olá a todos, Meu nome é Andre Douglas, meu e-mail de hangout é andrecamilodouglas@gmail.com.
Tenho sido HIV positivo desde os últimos três anos com minha namorada, mas hoje estou feliz por ser HIV negativo com a ajuda do medicamento fitoterápico do Dr. O.water, o grande curador. Eu estava navegando na Internet em busca de ajuda quando me deparei com um testemunho compartilhado por alguém sobre como o Dr. O.water o curou do vih. Sempre acreditei que existe solução para todos os problemas. Estou em Bedum, Holanda, mas tentei o meu melhor para ter certeza de que falaria com o Dr. O.water porque eu precisava muito de seu tratamento. Felizmente para mim, peguei o remédio e usei conforme as instruções. Dr. O.water trouxe um sorriso ao meu rosto com seu medicamento à base de ervas. Estou muito feliz hoje por termos alguém como esse grande curador por aí. Portanto, meu povo, por favor, contate este curandeiro em seu e-mail: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM ou Whatsapp: +2349050205019. Ele também pode curar Herpes, Hepatite B, Hepatite C, HPV, Diabetes, Câncer, Asma e muito mais

Postar um comentário

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Diversão, informação e muito mais... - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Published by Mas Template
Proudly powered by Blogger